sábado, novembro 29, 2008

Solos / Descendents (2008)


Site Oficial

só digo isto:
- 1º filme de zombies feito no Chile
- 2º os direitos foram comprados pela GHOSTHOUSE PICTURES, que é o mesmo que dizer, pelo master Sam Raimi (The Evil Dead, 30 Days of Night, Spider-Man...)

Heavy Metal in Baghdad (2007)

IMDB
Site Oficial
tendo em conta o titulo e a capa esperamos um documentário sobre a cena metal iraquiana. Esqueçam isso, só existe uma banda: ACRASSICAUDA. Todo o documentário é sobre eles. Inicialmente vemos filmagens de 2005 e depois os jornalistas voltam em 2006 para ver o que mudou (uma vez que já foi derrubado o governo de Sadam). Não consigo descrever quem tem mais coragem, se os jornalistas que se submetem a determinados riscos só para entrevistar 5 pessoas que tentam tocar heavy metal no Iraque, se os membros da banda. Os jornalistas logo que chegam vestem coletes à prova de bala e viajam sempre nuns jipes conduzidos e acompanhados por uns tipos armados até aos dentes, que os vão levando e desaconselhando a ir a determinadas zonas. Assistimos a uma tentativa de concerto na base de um hotel, em que tudo está a ser alimentado por geradores, ao mesmo tempo se ouve bombas a cair. Aqui tudo é miséria, desde o simples facto de não poderem usar cabelo comprido ao até serem obrigados a fazer uma musica a apoiar o estado (caso contrário seriam proibidos de tocar pela policia). Assistimos ao bombardeamento da sala de ensaios; à fuga como refugiados para a Síria e a entrada pela primeira vez em estúdio para gravar 3 músicas. Há ali uma altura que nos abstraímos completamente de que estamos a ver um documentário sobre uma banda de heavy metal e só nos focamos na parte humana.
nota: 7/10



terça-feira, novembro 25, 2008

Dead Set (2008) - tv series


Site Oficial
IMDB
séries é das cenas mais overrated que existe e se não virem o lost, o prison break ou o dexter terão menos assunto de conversa que os vossos colegas de trabalho. Quase que as séries substituiram as conversas sobre o benfica, mas felizmente ainda não chegámos lá... Durante os anos 80 houve séries que curti ver. Havia sempre aquele entusiasmo de sabado à tarde estar à espera para ver os 3 Duques e Captain Power ou melhor que todas: V batalha Final. Tudo isto para dizer que nos dias de hoje nao tenho paciencia para séries mas acredito que algumas delas devem ser realmente boas.
Dead Set é uma boa série de 5 episodios. Não a vi como série, simplesmente saquei os episodios e vi tudo numa tarde (o que nem ocupa uma tarde inteira...). Li algumas boas criticas comparando-a ou superiorizando-a aos filmes de zombies actuais e depois de ver, não tenho duvidas em confirmar que estavam certos. Os actores são bons e a historia é original. Se Romero se tinha lembrado de fazer um filme de zombies com um centro comercial (Dawn Of The Dead) aqui temos um filme de zombies passado durante o Big brother. Ou seja, quem está lá dentro não sabe o que se passa cá fora, até a infestação chegar ao estudio, contaminar os familiares que crincundam a casa e claro, alguém chegar lá dentro. A velocidade, a lingua e o desenrolar das coisas faz-me lembrar o 28 Days Later. Depois há personagens muito boas e que marcam os acontecimentos: o realizador "chico esperto" e claro (já não pode faltar em qualquer reality show ou novela moderna) o gay popular. O gore é 5 estrelas e bem ao genero de antigamente. Aconselho.
nota: 8/10

sexta-feira, novembro 21, 2008

Taken (2008)

IMDB
Taken é um filme que cumpre aquilo a que se pré-dispõe, ou seja entreter com muita
chapadaria. A história é já mais que conhecida e não tem surpresas: tráfico de miúdas por mafiosos do leste; raptam a filha do sr e ele vai busca-la - não vimos já isto no maravilhoso Commando? Já para não falar das dezenas de filmes do Van Damme ou Steven Seagal sobre a mesma alçada da vingança familiar...
Então qual a diferença? É simples, os actores são bons, o ritmo está bem encadeado, as cenas de chapada são frias e sem o tipifico efeito da perna e braços à velocidade da luz. O filme tem dois momentos que gostei especialmente: 1º um camião que esmaga um gajo e 2º uma sra que leva um tiro à mesa (não estou a contar nada, só vão perceber isto quando virem o filme). Liguem o aquecedor, deitem-se no sofá tapadinhos com uma manta e vão ver um filme que já conhecem do principio ao fim, mas que ainda assim vos vai entreter por hora e meia.
nota: 6/10


sexta-feira, novembro 07, 2008

Stuck (2007)

IMDB
Stuart Gordon é o Sr. por trás deste filme. Quem não conhece o seu maravilhoso Re-Animator de 1985 pode parar de ler o blogue aqui.
Stuck é tal como eu esperava um excelente mix de "terror" com humor negro. Sem vos querer contar a história, tudo se resume a uma enfermeira (representada pela Mena Suvari conhecida de todos do enorme American Pie) que ao sair de uma festa com a cabeça cheia de drunfos, atropela um individuo. Para não se entregar na policia e ser acusada de crime foge com o corpo no carro e guarda-o na garagem de casa até tentar ver-se livre do corpo, mas as coisas são bem menos simples do que parecem... A partir daqui, vejam o filme que vão ver cenas muito boas. As cenas que envolvem sangue, ossos partidos e mais algum gore estão com um bom nível. As cenas de comédia, são algumas delas tão nonsense e ridículas que encaixam perfeitamente no perfil de Staurt Gordon. Pessoas que gostam de ver filme de terror nas salas lusomundo com 10kg de pipocas na mão, pelo medo ou sustos que apanham, esqueçam este nome. Não vão entender o filme e não vão achar graça nenhuma a isto.
Não sei se isto alguma vez vai estrear em Portugal, mas arranja-se facilmente nos sítios do costume...
Aqui há mais algumas criticas em português.
nota: 7/10

Midnight Meat Train (2008) (parte 2)

IMDB
no seguimento deste deste post, agora que já o vi, posso falar com mais à vontade. Midnight Meat Train é dos poucos filmes de terror americanos que saiu este ano, que se tornará num filme de culto. Como já tinha referido, uma historia de Clive Barker com a direcção de Ryuhei Kitamura e dificilmente a coisa corria mal. E felizmente não me enganei! A história é boa e os actores cumprem bastante bem a sua função. As mortes e o enredo em torno das situações são muito bem conseguidas, tornando-o num bom slasher com toques de Pumpkinhead. Quando virem o filme vão entender porque razão digo isto.
Pelo que li algures, a estreia nacional é feita a 13.11.2008
nota: 8/10