segunda-feira, março 23, 2009

Última Parada 174 (2008)

IMDB
site oficial
Depois de alguns filmes brasileiros muito bons, conhecidos de toda a gente (Tropa de Elite, Pixote - finalmente saiu uma versão em dvd, à venda na fnac!) e de alguns filmes brasileiros médios (Linha De Passe) é com agrado que escrevo alguma coisa sobre o filme já descrito no excelente documentário de José Padilha, com o nome Ônibus 174. Penso que, Última Parada 174, cumpre sem qualquer dificuldade aquilo a que se propõe.
Ambos (documentário e filme) abordam a vida de Sandro. Uma criança que se torna um menino de rua no Rio de Janeiro, após encontrar a mãe morta. Sandro é não só um dos diversos miúdos de rua, como um dos sobreviventes do famoso massacre da candelária. Tudo isto aliado ao analfabetismo, drogas e falta de oportunidades fazem com que despropositadamente, Sandro faça um sequestro no autocarro 174. A partir daqui é o jogo do gato e do rato: Sandro não mata porque não é sua intenção e não tem coragem e a policia não atira sobre ele, porque tudo está a ser transmitido em directo na televisão. A diferença entre Ônibus 174 e Última Parada 174, é que Ônibus 174 demonstra tudo isto com depoimentos de familiares, intervenientes directos e imagens de reportagem; por sua vez Última Parada 174 conta a mesma história com actores.
Para quem viu Ônibus 174 é inevitável a comparação entre os dois, no entanto, mais do que competir, completam-se. Há diversos pormenores que só são entendidos vendo o documentário. Por exemplo, o filme não mostra o lado da Policia, mas em compensação expõe mais a vida pessoal e sentimental. Acima de tudo, parece-me que o filme tem um lado mais pessoal e emocional enquanto que o documentário tem uma vertente mais social e politica.
Se possível, vejam os dois.
nota: 7/10

Sem comentários: